terça-feira, 13 de agosto de 2013

cambalear

1. não andar direito (como os bêbados)
2. dar passos incertos como quem vai cair
3. vacilar sobre os pés, não ter apoio 
4. mostrar-se irresoluto, inseguro


classe gramatical: verbo intransitivo
tipo do verbo: regular
separação das sílabas: cam-ba-le-ar
letras: nove / vogais: a e / consoantesb c l m r
verbo escrito ao contrário: raelabmac
infinitivo: cambalear
gerúndio: cambaleando
particípio passado: cambaleado

pretérito perfeito: eu cambaleei, tu cambaleaste, ele cambaleou, nós cambaleamos, vós cambaleastes, eles cambalearam.

pretérito mais-que-perfeito: eu cambaleara, tu cambalearas, ele cambaleara, nós cambaleáramos, vós cambaleáreis, eles cambalearam

pretérito imperfeito: eu cambaleava, tu cambaleavas, ele cambaleava, nós cambaleávamos, vós cambaleáveis, eles cambaleavam

futuro do pretérito: eu cambalearia, tu cambalearias, ele cambalearia, nós cambalearíamos, vós cambalearíeis, eles cambaleariam

no indicativo cambaleia tu, cambaleie ele, cambaleemos nós, cambaleai vós, cambaleiem eles, mas eu, nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário